Recomendação Cristã: O Evangelho no Trabalho – Sebastian T e Greg G.

foto-post-facebook-verde-copyo-evangelhoJanela Literária Cristã apresenta a resenha de “O Evangelho no Trabalho” de Sebastian Traeger e Greg Gilbert:

Passeando pelo canal “Dois Dedos de Teologia”, assisti um vídeo interessante sobre este livro e por isso, decidi compra-lo, afinal, confiei completamente na qualidade do mesmo como afirmava os resenhadores do canal. O tema me chamou muita atenção, visto que NUNCA vi alguma obra que abordasse algo tão comum e que faz parte de praticamente 80% do nosso cotidiano: lerê, lerê, vulgo o trabalho. Sabemos que nossos empregos já fazem parte até do que somos (o que não deveria ser assim propriamente) e sabemos também, que muitas de nossas preocupações e anseios são oriundos do mercado de trabalho. Vendo tudo isso, como podemos manter uma postura cristã nesse ambiente extremamente competitivo e como podemos considerar que este local não é apenas um passatempo temporário da nossa vida terrena?
A grandiosidade dessa obra não se dá apenas pelo tema interessante, mas também pela linguagem simples e também, pelos exemplos pessoais destacados. A primeira parte do livro procura dividir o trabalho em duas vertentes que vai contra o Evangelho: a idolatria e a indolência. O cristão deve procurar o equilíbrio no trabalho de modo que ele não seja a sua vida absoluta e também, que ele não se resuma a praticamente nada. É interessante como os autores colocaram como exemplos, suas próprias vidas, que diferenciou esses dois casos. É praticamente impossível não se identificar com esses pontos que eles colocaram: Será que procuramos ser apenas profissionais deixando tudo de lado? Será que meu trabalho define meu estado de espírito? Eu penso mais em Deus ou penso mais no meu trabalho? Eu estou sendo negligente com meu trabalho?

Outro fator importante é que todos os pontos enfatizados não apenas estão ligados ao trabalho mas também em outras vertentes de nossas vidas. Eu me identifiquei com tudo que foi dito mas também conduzi para outras áreas que precisavam de cura. Na segunda parte do livro, temos questões muito importantes sobre como o cristão deve agir no ambiente de trabalho. Acredite, são questões muito comuns, que talvez você nunca se deu conta: Como devo agir com meu chefe? Como devo agir com meus funcionários? Como devo lidar com problemas que ocorrem com os colegas? E o mais importante, é como o livro consegue definir segundo as Escrituras, como o trabalho é algo voltado totalmente para a glória de Deus.

Mas nem tudo são flores. Eu discordei em um ponto importante que me permitam exibir minha opinião sobre isto: considerei que o livro em nenhum momento afirmou que o funcionário deve desistir do trabalho. Isso parece ser algo bom em primeira instância, mas não é bem assim. Identifiquei no livro argumentos que diziam que Deus nos concedeu o trabalho mesmo ele não sendo louvável ou mesmo sendo sofrido e ruim para todos nós. Não vi alguma passagem do livro dizendo que deveríamos trocar de trabalho ou desistir do emprego. Minha opinião é que se não estamos satisfeitos, devemos orar para procurar outro lugar. Não podemos trabalhar com tanto sofrimento, sendo que na maioria das vezes, ser funcionário de uma determinada empresa é uma questão de escolha. Não podemos permitir também, a questão de sofrermos assédio moral, sendo que isso é crime. Foi o único ponto que discordei e que realmente me preocupou no livro.

Eu realmente não fazia ideia que nossas simples funções poderiam fazer parte do plano do Criador. Não trabalha para Deus somente os pastores e missionários, afinal, todas as profissões são oriundas da vontade do Senhor, fazendo com que traga reflexões importantes de como não podemos ser idólatras ou ser indolentes com relação ao trabalho. Um livro recomendadíssimo, com linguagem simples e informações claras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s