Recomendação Cristã: A Bandeja – Lycia Barros

Foto Post Facebook VERDE A BandejaEssa é a primeira resenha que faço de uma obra literária cristã, aliás eu não sabia que elas existiam, ainda mais provindas das nossas terras tupiniquins. De qualquer forma, podemos dizer que literatura evangélica vale a pena? Posso dizer que com toda a certeza, me impressionei com “A Bandeja” justamente porque não esperava algo desse nível. Não que seja a melhor obra do universo e nem que seja o melhor Young Adult que li em minha vida, mas certamente ela é muito melhor que muitos livros publicados e que estão enfeitando estantes de livrarias por aí afora. Aviso de antemão que essa resenha não trata-se apenas de uma análise crítica, como também uma visão cristã envolta dos ensinamentos propostos pela obra.

Para quem não sabe Young Adult (Jovem Adulto) é um termo para obras voltadas para o público jovem, cheias de romance e aventura adolescente. Em “A Bandeja”, Angelina segue o curso natural da juventude que quer estudar em uma cidade grande. Ela vai morar em uma república, cheio de jovens aventureiros que gostam de “aproveitar” a vida. Vinda de uma família cristã, Angelina tem uma fé um pouco desestruturada, pois, começa a se encantar perdidamente pelo seu professor Rico, que a trata como se fosse seu “anjo”, porém, escondendo sua verdadeira faceta manipuladora.

A autora conta obviamente, uma história fictícia, mas sabemos que muitos jovens no meio cristão passam por essa mesma situação em suas vidas. Enganados pelos seus próprios corações e sem a força da Palavra, podem fatalmente, se encantar por pessoas de “fora” que exibem um perfil de “perfeição ilusória”, mas que na verdade, escondem suas verdadeiras pretensões e personalidades, é o que chamamos de lobo em pele de cordeiro. Um verdadeiro mal em forma de “anjo” que despertam nossa própria cobiça, nos arrastando para uma tristeza profunda e maligna.

Angelina se encanta por Rico de forma ardente e sem medir as consequências. Ela cai em uma armadilha, sem precedentes, tentando convencer a si mesma de que está certa, usando versículos bíblicos em alguns momentos para justificar suas atitudes, sem analisar o contexto nos quais eles estão inseridos. Lycia consegue manter uma narrativa muito eficaz (apesar de simplória) e envolver o leitor para os acontecimentos que seguirão, colocando até um certo suspense, o que chama a atenção pela linha criativa tentada pela autora. Os outros personagens, apesar de aparecerem apenas como mais um “pano de fundo” mantém sua importância na história, tentando afastar Angelina das suas decaídas. É doloroso para o leitor ver como Angelina é enganada pelo seu próprio coração, o que é vital, pois, nos colocarmos nos lugares dos personagens faz com que a gente tenha uma visão mais clara para nossa própria análise.

A protagonista em alguns momentos, têm alguns sonhos metafóricos que podem ser interpretados por muitos como “profecias”, eu considero que seja apenas um recurso muito utilizado na literatura, onde paisagens figurativas são inseridas para explanar de forma mais clara e direta os sentimentos dos personagens. O livro possui claros ensinamentos e passagens bíblicas que incentivam Angelina voltar ao Seu primeiro amor, fazendo com que seu coração seja tocado e com a ajuda de alguns amigos, ela consegue colocar Deus em primeiro lugar e fugir das tentações mundanas, colocando para si mesmo, parâmetros importantes nos relacionamentos.

Um novo amor aparece para a protagonista e é usado para diferenciar o relacionamento fora do olhar de Deus e do relacionamento mais profundo com o Altíssimo. O relacionamento com Deus no centro segundo Angelina é calmo, uma brisa suave, sem nervosismo ou impaciência. É se preservar para o casamento compreendendo os desígnios do alto. Dante é um personagem que surge indiretamente, mas que aos poucos, vai fazendo parte do maior objetivo da história. Inacreditavelmente, posso dizer que A Bandeja é uma excelente história e apesar de ter um foco cristão, o romance pode chamar atenção da mídia secular. Uma história bem estruturada e desenvolvida, com começo, meio e fim, além de ter uma pitada de suspense. Para quem gosta de romance jovem é realmente surpreendente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s